Como sua empresa pode ser referência para a imprensa?

Seja uma autoridade no assunto sobre seu universo e fortaleça sua competitividade

Empresas e profissionais liberais procuram um bom posicionamento na imprensa: ser entrevistado por um veículo de comunicação, ter uma reportagem mostrando o trabalho da empresa ou até mesmo ter o nome citado em um texto. Estas são formas de aparecer ao mercado de forma positiva, demonstrando seriedade e respeitabilidade.

Como estar no topo da agenda telefônica dos profissionais de imprensa?

Há dois passos necessários. O primeiro vem da própria cultura da empresa. É necessário que a empresa e/ou o profissional tenha uma atuação pró-ativa: ter DNA inovador, realizar ações sociais e de relacionamento, ser impregnado do espírito de servir a sociedade. São formas de demonstrar liderança e compromisso com a sociedade – características muito valorizadas durante a seleção de entrevistados para uma reportagem.

Tendo esse capital em mãos, é hora de agir estrategicamente para se tornar conhecido e acionado. A imprensa está sempre buscando especialistas para analisar e comentar as notícias. E ninguém melhor para opinar que os empreendedores, que conhecem a realidade por dentro.

Uma boa assessoria de imprensa é fundamental para informar e defender o nome da empresa nos veículos de comunicação, tornando-a fonte recorrente. Em seguida, o porta-voz precisa ser preparado para a comunicação pública: ter uma boa desenvoltura para falar, saber passar a mensagem num formato conciso e compreensível. Parece um talento muito específico, mas algumas dicas e treinamentos geram um grande impacto.

Alguns pequenos cuidados são fundamentais, desde o tipo de roupa a ser usado durante uma entrevista na TV até as palavras e expressões que devem ser substituídas por outras de mais fácil entendimento. Por fim, reportagem gera reportagem. Os profissionais de imprensa costumam observar o trabalho dos colegas e acionar as mesmas fontes quando necessário. Começa então nosso ciclo virtuoso na comunicação corporativa. Quer saber mais sobre o tema?

Contate a The Way e saiba como podemos ajudar você a posicionar sua empresa nos veículos de imprensa.

Osny Tavares

6 de novembro de 2018
Compartilhe

Leia Mais