7º Fórum Sustentabilidade e Governança 2018

Os dois dias de evento reuniram  230 decisores para amplo debate sobre estratégias que fortalecem a competitividade

A The Way realizou a produção e comunicação da sétima edição do Fórum Sustentabilidade e Governança que reuniu em Curitiba, nos dias 21 e 22 de agosto, representantes das maiores companhias do país para reforçar a importância de manter o tema da sustentabilidade em pauta. Além da operação formal do evento, criamos estratégias de engajamento para aumentar o número de inscrições e gerar público qualificado e enxoval completo de comunicação visual.

Atuamos como um suporte estratégico de comunicação com foco na visibilidade do evento e conversão de resultados de engajamento. Indo além das entregas tradicionais de conteúdo, buscando novas formas de contato e ativação com o público alvo e influenciadores.

Entre nossas apostas de conteúdo, trabalhamos além da entrega tradicional de releases para ativação de imprensa, implementando novas ferramentas de ativação de conteúdo focadas em engajamento, como:

– Criação de hotsite do evento
– Criação de conteúdo para blog do evento
– Releases para imprensa
– E-mail marketing pré-evento e e-mail marketing de agradecimento
– Newsletters pré, durante e pós-evento
– Disponibilização de fotos de cobertura (criação do Flickr)
– Ativação de cards de engajamento com palestrantes no LinkedIn (criação de perfil e uma página do evento no LinkedIn)
– Anúncios em revistas e canais parceiros (on e offline)
– Enxoval de materiais para colaboradores/parceiros (ABAF, ABAG, ABIMCI, ACP, ACR, APRE, Câmara de Comércio, IBA, Sindicosméticos e Sinpacel)
– Vídeo pós-evento
– Novo layout e diagramação do relatório de anos anteriores

Promovido pela STCP Engenharia de Projetos em parceria com a Milano Consultoria e Planejamento, o consolidado evento de referência no tema contou com três palestras, quatro painéis com 14 painelistas diferentes, e 230 participantes formados por presidentes, CEOs, diretores, empresários/acionistas e conselheiros.

Palestras

A sustentabilidade vem se tornando uma estratégia empresarial fundamentada na busca da eficiência, diferenciação, inovação e do fortalecimento da competitividade. Para ilustrar esta afirmação, Renata Seabra, fundadora da Responsible Business, consultoria especializada na Agenda 2030/ODS e mestranda em Direito Internacional explicou como a Agenda 2030 da ONU legitima a atuação do setor empresarial. Seja como diferencial competitivo ou para estreitar laços com o setor público, as empresas devem participar da implementação das ODS também para fortalecer sua cadeia produtiva.

Os valores que definem as empresas e as ações de sustentabilidade verdadeiramente implementadas e executadas devem ser comunicadas ao público, da maneira que este o absorva e com os porta-vozes corretos; esta foi a mensagem de Eloi Zanetti, empresário, consultor e palestrante em marketing. Para fechar o ciclo de palestras, Arthur Igreja, professor da FGV/RJ e palestrante com foco em inovação trouxe aos convidados a visão do blockchain e como a prática impactará a governança das empresas. O registro público e descentralizado é a transparência necessária para o engajamento entre público final, investidores e empresa.

Cases de sucesso

O painel “Capital natural e sustentabilidade: oportunidades, mercados e custos” apresentou o panorama do meio ambiente. As empresas Observatório do Clima, Forest Trends Peru e Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) mostraram que ainda é preciso falar de energias limpas e tendências em tecnologia no setor, que irão mitigar as mudanças climáticas no planeta. O segundo painel, “Tendências em sustentabilidade e governança: cases corporativos”, contou com as empresas Vale, Sanepar e Natural Cotton Color; diferentes segmentos e tamanhos de atuação, mas todas próximas às suas comunidades de entorno, sendo protagonistas das suas ações de sustentabilidade, tanto internamente em suas corporações quanto para o Brasil.

A diversidade do sistema financeiro foi apresentada no terceiro painel: Finanças e sustentabilidade: modelos e práticas do setor financeiro, com JP Morgan do Brasil, BRDE e Sicredi. Todas apresentaram seus indicadores de estímulo e/ou limitação para a geração de incentivos financeiros para projetos que envolvam sustentabilidade e governança, e que dialoguem com seus valores. Em comum, possuem a missão e preocupação de promover um desenvolvimento sustentável do país. Para finalizar a apresentação de cases, o painel “Inovação e sustentabilidade corporativa” teve a presença de gigantes em energia – WEG Novas Energias, Copel e Fundação Parque Tecnológico Itaipu. Os altos investimentos por elas realizados em pesquisas, inovação e educação demonstram que eficiência energética já é um setor conectado com o futuro.

Sustentabilidade na prática

O Fórum realizou pelo terceiro ano consecutivo, em parceria com a GreenFarm CO2Free, a neutralização das emissões de carbono do evento. Nesta edição foram neutralizadas seis toneladas de carbono, além de 45 mil litros de água referente à pegada hídrica. A compensação acontece na Zona de Amortecimento do Parque Nacional da Ilha Grande, no corredor internacional de Biodiversidade do Rio Paraná. A reposição dos 45 mil litros de água potável ocorre no rio Paraná, do qual o rio Iguaçu 一 onde Curitiba está localizada 一 é um afluente.

8º Fórum Sustentabilidade e Governança

A The Way segue com o excelente trabalho no Fórum Sustentabilidade e Governança em 2019, desta vez incorporando também o planejamento e estratégia do evento que será realizado em agosto do próximo ano.

6 de novembro de 2018
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