Da concepção à produção de projetos: Arte do Vestuário

A obra mostra a moda para além do senso comum: revela a ligação entre artesãos, empreendedores e toda a cadeia produtiva

A The Way foi responsável pela realização, produção executiva e editoração do livro Arte e técnica do vestuário em Santa Catarina, que apresenta a história das indústrias do terceiro maior produtor têxtil do Brasil. 

Na publicação, o leitor conhecerá a história de um segmento que há 130 anos faz de Santa Catarina o terceiro maior polo produtor e exportador da cadeia têxtil brasileira. A vocação e o dinamismo desta indústria faz do Brasil um dos poucos países do mundo com ciclo completo da cadeia produtiva.

Essa relação do fio à roupa pronta foi escrita por Astrid Façanha. A autora, que é jornalista e acompanha por anos o desenvolvimento da moda nacional, se aprofundou no processo antecessor ao varejo. Ela fala sobre a descoberta de um polo produtor que inspirou uma nova forma de vestir por meio da casualização, conforto, urbanidade e informações, e apresenta uma bagagem histórica dos imigrantes que criaram esse setor.

Com dinamismo, dados, recursos fotográficos e ilustrações documentais, o livro é resultado de 18 meses de pesquisa e imersão que traz à tona, em três capítulos, a relevância artística, cultural e social dessa indústria que mudou comportamento, valores e a economia do país. Desenvolvido pela The Way, o projeto foi coordenado pela jornalista Heloisa Garrett e percorreu todo o Brasil mostrando a força e as peculiaridades desta indústria.

Produção e distribuição

A tiragem de dois mil exemplares foi distribuída gratuitamente. Destes, 1,6 mil livros foram destinados a escolas públicas, bibliotecas, universidades, museus e centros culturais. Também foram criadas versões em “audiolivro”, garantindo a acessibilidade, e online, por meio de um link para download gratuito no site do projeto.

Outro diferencial é o fato de este ser o primeiro projeto cultural editorial que usa Inteligência Artificial para promover o conteúdo. Por meio da tecnologia Watson, da IBM, os temas abordados são promovidos com internautas, que podem se conectar de uma maneira singular através de respostas inteligentes e instantâneas.

O Arte do Vestuário foi viabilizado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com investimento do grupo Rovitex, empresa catarinense que comemora 30 anos de fundação. Outro apoio importante no projeto é da Lectra, empresa francesa que é líder mundial no desenvolvimento de tecnologia para indústria têxtil.

Mais informações:
www.artedovestuario.com.br

6 de novembro de 2018
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